WhatsApp%2520Image%25202021-02-26%2520at

Sou Rafaela Jemmene, artista visual, artista-educadora, artista-pesquisadora. Doutora e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, em ambos os projetos contei com bolsa de Pesquisa Capes. Graduada em  Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Em 2016 desenvolvi investigações artísticas em um intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid Espanha de setembro  de 2015 a  junho de 2016, com apoio de Bolsa Pesquisa CAPES. Desde 2006 participo de exposições em salões de arte, galerias e espaços culturais, no Brasil e no exterior. Idealizei e fui uma das organizadoras da plataforma de arte impressa sobrelivros (2010 – 2017). Sou uma das integrantes do grupo de mulheres artistas Criacionistas. Participo dos Grupos de Estudos: Pesquisas e Projetos Gráficos: entre livros de artista, gravuras e memórias e Estudos sobre Arte Pública-Brasil, ambos da UNICAMP. Vivo e trabalho em São Paulo.

 

Atualmente investigo a noção de site-specific como método, seus desdobramentos e distensões conceituais. O caminhar como procedimento impulsionador de pensamentos e ideias, é um ato participante no processo de criação. A apropriação textual e imagética é uma questão que investigo como possibilidade de elaboração de trabalhos poéticos, também é norteadora do meu processo criativo, considero a leitura como uma ação ativa e fomentadora de possibilidades de articulação de projetos e trabalhos. A publicação de artista tem sido entre outros meios, um que elegi para conectar as possibilidades de montagem dos conteúdos investigados. Vivo e trabalho em São Paulo.

FORMAÇÃO

Doutorado em Artes Visuais (linha em Poéticas Visuais) no Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – (pesquisadora Capes), 2017. Tese: Matadouro-Matadero: camadas de tempos visíveis.

 

Mestre em artes visuais (linha de pesquisa em Poéticas visuais) no Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) – (pesquisadora – CAPES), 2012. Dissertação: O Espaço diminuto: o espaço como potência.

          

Bacharelado em Artes Visuais – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2008

 

PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), concedida pela CAPES – Universidad Complutense de Madrid. Período: setembro de 2015 a junho de 2016.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

em um espaço diminuto, Galeria de Arte do Instituto de Arte da UNICAMP, março de 2012.

 

Narrativas imaginárias, Biblioteca Monteiro Lobato, Guarulhos (SP) – exposição selecionada para Programa de exposição da Prefeitura de Guarulhos – agosto e setembro de 2009.

 

PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES COLETIVAS

O Inesperado só tem nome depois que aparece, Alfaiataria, Curitiba (PR),  maio a junho de 2021.

O lançamento do livro de artista Torpe de Rafaela Jemmene on-line, leitura-performance do grupo de artista mulheres Criacionistas: Lara Ovídio, Mariana do Vale, Rafaela Jemmene e Sofia Bauchwitz, Feira Estopim, maio de 2021.

3ª coletiva EIXO 2020 - Exposição Virtual,  outubro e novembro de 2020.

Página Viva – Margs. Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), Porto Alegre (RS),  outubro e  novembro e Casa das Rosas, Casa das Rosas, São Paulo (SP),  setembro de 2016.

 

Arte Londrina 4: Temporalidades, sobreposições e pagamentos. Casa de Cultura UEL, Londrina (PR), maio e junho 2016.

 

Fronteras y Estados de Sitio Vol. III. Intransit, Madrid (Espanha), Projeto itinerante de Sofia Bauchwitz, julho de 2016.

Atelier Solar – Espacio Trapézio. Espacio Trapézio, Madrid (Espanha),  maio e junho de 2016.

 

Palavra e Imagem. Museu de Arte Murilo Mendes, Juiz de Fora (MG), abril e junho de 2016.

 

Luminária 2. Mercado Jesus del GranPoder, Madrid (Espanha), março de 2016.

 

Tenda de Livros em Portugal. Biblioteca da Escola de Arte e Design Caldas da Rainha (Portugal), março de 2016.

 

Anacronismo Combinatório. Galeria de Arte Braz Cubas, Santos (SP),  fevereiro e de março de 2016.

 

Estudios Abiertos en ATELIER SOLAR. Atelier Solar, Madrid (Espanha), fevereiro de 2016.

 

Por em página. Galeria do Instituto de Artes da Unicamp (GAIA), Campinas (SP), fevereiro e março 2016.

Tendências do Livro de Artista: 30 Anos Depois, Projeto Brochura (org: sobrelivros – Rafaela Jemmene e Bruno Mendonça), Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo (SP),  novembro de 2015 a março de 2016.

 

Livros: tradição e subversão, livro de artista, MUSCAP - Museu do Capuchinhos, Caxias do Sul (RS), novembro de 2015 a  março de 2016.

Palavra + Imagem: exposição de livros e cadernos de artista, livros de artista, Museu Universitário de Arte - MUnA (Universidade Federal de Uberlândia - UFU), Uberlândia,  agosto a setembro.

 

XVIII Bienal de Cerveiras, impressões digitais, Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal,  julho a setembro de 2015.

 

Tenda em Aeromoto, livro de artista, Aeromoto, Cidade do México (México), junho de 2015.

 

Tenda Aberta: exposição de publicações, livro de artista, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo (SP) – de  junho a julho de 2015.

 

Artista-pesquisador e seus campos de atuação, impressões digitais, Espaço Piloto da UnB (Universidade de Brasília) – Galeria Térreo, Brasília (DF),  maio a junho. (Exposição selecionada na Convocatória 2014/2015 para a Ocupação da Galeria do Espaço Piloto).

 

A página e o livro, livro de artista, Museu de Arte de Goiânia (MAG), Goiânia (GO), abril a  julho 2014.

Palavra+Imagem: Exposição de livro de artista e arte correio”, MACC (Museu de Arte Contemporânea de Campinas”, São Paulo (SP), agosto 2014.

19º Salão Unama de Pequenos Formatos, Galeria Graça Landeira, Belém (PA), dezembro de 2013 a fevereiro de 2014.

 

XV Salão de Artes Visuais de Natal, Galeria Newton Navarro (FUNCARTE), Natal (RN), dezembro a janeiro de 2014.

 

Territórios e Fugas, vinil de recorte, Galeria de Arte da Unicamp. (A exposição integra o V Seminário Conexões: Deleuze e Território e Fugas e…  e o XII Simpósio Internacional de Filosofia – Nietzsche/Deleuze), agosto de 2013.

 

Escalas, desenhos. Estúdio Alvaro Razuk, São Paulo (SP), maio e junho de 2013.

 

XI Bienal do Recôncavo, instalação de parede. Centro Cultural Dannemann, São Félix (BA), novembro de 2012 a março de 2013.

          

Espaços Independentes: a alma é o segredo do negócio, adesivo. Funarte São Paulo (SP), dezembro de 2012 a janeiro de 2013.

Programa de Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto Manuel Gismondi (MARP), carimbos (instalação sobrelivros – Projeto Hipertexto no Marp), MARP, Ribeirão Preto (SP), março e abril de 2012.

Projeto Multiplo 2ª edição, impressão digital e adesivo, Universidad Federal de Córdoba, Argentina – setembro e outubro de 2011.

 

16ª Bienal de Cerveira, desenhos. Castelo de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal – julho a setembro de 2011.

 

O Peso do Branco (Menções Honrosas do 10º Salão Nacional de Artes de Guarulhos), impressões digitais. Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”, Guarulhos (SP) - junho e julho de 2011.

 

Encontros Impressos (Espaço 4), impressões digitais e fotocópias. Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo (SP),  de junho de 2011.

 

Projeto Multiplo, 1ª Edição, impressão digital e lambe-lambe. Espacio-G, Valparaíso, Chile, de março de 2011.

 

20 e poucos anos, fotografias. Baró Galeria, São Paulo (SP) – fevereiro e março de 2011.

10º. Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea, Desenhos. Centro Municipal de Educação Adamastor, Guarulhos (SP) - outubro e novembro de 2011.

 

Intercontinental Biennial of Small Graphics, Inter-Art, impressão digital, Galeria D’art, Aiud, Romênia, setembro de 2010.

 

Anuário Embu das Artes 27º. Salão de Artes Plásticas, instalação de parede, Embu (SP) – setembro a novembro de 2010.

 

Sobre Livros..., livros. Casa Contemporânea - São Paulo (SP), julho a setembro de 2010.

 

38º. Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, instalação de parede. Salão de Exposições do Paço Municipal – Santo André (SP), abril a junho 2010.

16º. Salão de Artes Plásticas de Teresina, Instalação de parede. Casa de Cultura, Teresina (PI) - agosto e setembro de 2009.

 

37º. Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Desenhos. Salão de Exposições do Paço Municipal, Santo André (SP) - maio a julho de 2009.

8º Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea, Desenhos. Centro Municipal de Educação Adamastor, Guarulhos (SP), outubro e novembro de 2008.

Tripé – Casa, Desenhos, livro de artista e objeto. SESC Pompéia, São Paulo (SP), setembro de 2008.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

AZERO programa de residências artísticas e oficinas de formação, organização Editora Medusa, 2021.

 

Programa de Residência Artística, Projeto Atelier Amarelo (segunda edição), Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura, Governo de São Paulo. Projeto: Instalação Cartografias de Percurso desenvolvido em grupo (Rafaela Jemmene, Cléo Barreto, Fernanda Alexandre e Kátia Salvanny),  agosto a  de dezembro, 2006.

INTERCÂMBIO CULTURAL: Intercâmbio Cultural – Projeto MULTIPLO (org: Paula Borghi), Edital: Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, Universidad de Córdoba, Argentina, 16 a 22 de outubro de 2011.

 

PRÊMIOS    

  • 2º Lugar no Prêmio de Fotografia - Ciência & Artes – categoria: Ilustração científica ou imagem conceitual: 3D, modelos abstratos, maquete, imagem computacional, montagens, imagens compostas, infográficos, CNPQ, 2011.

  • Menção honrosa: pelo júri técnico do 10º. Salão Artes Visuais de Guarulhos – arte moderna contemporânea, 2010.

COLEÇÕES, ACERVOS E BIBLIOTECAS PÚBLICAS

  • Matadouro - Pocket Poster, livro realizado em parceria com Lila Botter. Biblioteca da Coleção da Diário Contemporâneo, Belém (PA).

  • Matadouro 1887, livro, Biblioteca da Escola de Arte e Design de Caldas da Rainha (Portugal).

  • Em um lugar que não existe mais…, livro, Coleção especial da Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG).

  • Lugar, espaço e tempo, livro. Coleção especial da Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (MG).

  • Sem título, Desenho digital impresso em papel algodão, Secretaria de Cultura de Guarulhos (SP)..

  • Projeto Brochura: (Projeto coordenado pela plataforma de arte sobrelivros: Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene) Coleção especial da Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.(UFMG).

  • Mapeamento Base de Dados Livros de Fotografia: Matadouro, 1887 e Tatuí/94.

Organização do Festival Duas: junto com as artistas Elisa Elsie,Lara Ovídio, Mariana do Vale e Sofia Bauchwitz, projeto foi contemplado pelo Edital Nº 08/2020 - FJA - Fomento à Cultura Potiguar com recursos da lei Aldir Blanc para o Rio Grande do Norte, de 21 a 28 de fevereiro de 2021.

 

Grupo de Estudos latino-americano Formas de la Idea: sobre publicações independentes, de setembro a dezembro de 2020.

PUBLICAÇÕES (LIVROS, JORNAIS E CATÁLOGOS)

Como os aparelhos telemáticos modelam nossos corpos? É resulta da Oficina ministrada remotamente por Fábio Noronha dentro do projeto AZero – programa de residências artísticas, 2021.

Arquivo Id, é um projeto de mapeamento de palavras feministas sobre identidade projeto de Sofia Bauchwitz, 2021.

Edith Derdyk de 1997 a 2017 (Org.: Edith Derdyk), Editora Martins Fontes. Ensaio poético escrito com Bruno Mendonça, ISBN-13: 9788582975220, 2018.

 

Entre ser um e ser mil (org: Edith Derdyk), Editora SENAC –SP. Participação com um ensaio intitulado: LIVROS. ISBN 978–85–396–0359-6, 2013.

 

Jornal de Borda, nº 6 Trabalho Imagético: Matadouro-Matadero. ISSN 2359-3954, março de 2019.

 

Jornal de Borda, nº 1 Título do artigo: Volição (escrito por: Rafaela Jemmene, Fernanda Grigolin, Glayson Arcanjo, Gustavo Torrezan e Natalia. ISSN  23593954, março de 2015.

Catálogo da Exposição individual da artista Edith Derdyk – Doublet: páginas móveis. Texto escrito por Rafaela Jemmene e Bruno Mendonça, 2014.

Página Viva!, São Paulo: Casa das Rosas, 2016.

Luminária 2Mercado Jesus de Gran Poder, na cidade de Madrid

Arte Londrina 4 – Organização: Danillo Villa, Londrina: UEL, 2016.

Programa Ações e Situações Site-specifc (PASSs), 2015.

 

Artista selecionada para participar do catálogo do 4º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, 2013.

Interlocução Janela Muda.

Catálogo 16ª Bienal de Cerveiras, 2011.

 

Catálogo Inter-Art – Intercontinental Biennal of Small Graphics, III Edition, 2010.

 

Catálogo Anuário Embu das Artes 27º. - Salão de Artes Plásticas, 2010.

 

Catálogo VII Salão de Artes Unimed Ponta Grossa, 2010.

 

Catálogo Casa Contemporânea Exposições, 2009.

Catálogo Tripé 2008, SESC - SP, 2009.

 

Programa Ações e Situações Site-specific:  Este programa surgiu a partir da intensa interlocução entre os organizadores (Rafaela Jemmene e Bruno Mendonça) nos últimos anos sobre temas e questões acerca da noção de site-specific e seus desdobramentos. Coletor, São Paulo (SP), 20 de setembro a 07 de dezembro de 2014. .

 

issotudoévizinho: Itinerância issotudoégrupo projeto do issotudoégrupo selecionado no “Concurso De Apoio  Projetos De Artes Visuais No Estado De São Paulo”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria   do Estado – Programa de Ação Cultural (PROAC) – o projeto executado no período de novembro de 2010 à julho de 2011. (Projeto em grupo: Rafaela Jemmene, Adriana Affortunati, Marcelo Salles e Marcia Gadioli).

INTERLOCUÇÕES

Expografia: Exposição individual da artista Fernanda Grigolin – Recôncavo, Galeria de Arte da Unicamp (GAIA), Campinas (SP), janeiro de 2015.

 

Curadoria e  texto (Rafaela Jemmene e Bruno Mendonça): Exposição Individual da artista Edith Derdyk - Doublet: páginas móveis, Caixa Cultural Curitiba, Paraná (PR), dezembro a fevereiro de 2014.

 

Acompanhamento de processo e curadoria da exposição  Janela Muda, individual da artista Rita Balduino, Casa Contemporânea, São Paulo (SP), maio a junho de 2013.

 

Organização e Curadoria Rafaela Jemmene e Adriana Affortunati. Sobre Livros… (exposição coletiva) - Casa Contemporânea - São Paulo (SP), julho a setembro de 2010.