Uno no impone un emplazamiento sino lo expone (Um não impõe uma localização, mas sim a expõe)

Trabalho realizado no Mercado Jesus de Gran Poder, na cidade de Madrid. No Luminária 2. 
De 05 a 19 de março de 2016.


Rafaela Jemmene. Uno no impone un emplazamiento sino lo expone… - 2016. Áudio: Fragmento do áudio do filme: Michel Foucault par lui memê, direção: Philippe Calderon – Voz: Michel Foucault e som de porcos comendo. Instalado na câmara frigorífica do açougue. Livros Tomo I e Tomo II: impressão digital e costura sobre papel. Fotografias: Archivo Regional de Madrid: impressão digital sobre papel.


[…] la investigación de un emplazamiento específico es una cuestión que tiene que ver con la extracción de conceptos a partir de unos datos sensoriales existentes, a través de la percepción directa. La percepción es anterior a la concepción, cuando se trata de elegir o definir un emplazamiento. Uno no impone un emplazamiento, sino que lo expone, sea interior o exterior. (Robert Smithson))


Para a realização deste trabalho foi escolhido um posto de um açougue desativado. Este foi um fator importante para a concretização do trabalho ali proposto, porque as camadas de memória do lugar, as marcas no espaço, já faziam parte deste local, e por isso foi significativo evidenciar esta situação por meio do de um trabalho artístico. Porque a memória também pode ser construída pela ausência, pelo que já não está, mas que às vezes, persiste em voltar, como se fosse um fantasma de outra época, como uma recordação, distante no tempo. E assim evidenciar o espaço e suas marcas foi um norte para as escolhas que vieram posteriormente.

Neste trabalho o site-specific foi pensado e articulado como método, pois as investigações relativas ao contexto do lugar foram para a sua realização. Para isso foi necessária uma postura investigativa e crítica, no sentido de vivenciar e investigar o lugar, conhecer sua história e também conhecer seu entorno.