Outros Lugares

Rafaela Jemmene. Série: Outros lugares, fotografia, 2013.

 

Esta série foi iniciada em 2013. A princípio eram oito fotos de registros do espaço interno, externo e do entorno da Cinemateca Brasileira.
As fotografias preto-branco foram obtidas a partir de desenhos realizados com o pensamento voltado para alguns termos muito importantes em meu percurso artístico: espaço, lugar e tempo. As imagens coloridas foram elaboradas a partir de fotografias realizadas na Cinemateca Brasileira. Estas imagens foram sobrepostas deixando os resquícios das imagens de baixo interferirem nas imagens de cima. As
transparências criam novas visualidades, uma imagem não apaga a outra, somente a dilui, criam-se camadas de lugares diferentes e tempos díspares sobrepostos, que agora compõe uma imagem única. Neste trabalho a fotografia é manipulada, a primeira imagem mistura-se com outras formando um lugar de sobreposições e justaposições, neste sentido a fotografia é usada para criar outro espaço que confunde o olhar, pois propõe diversas temporalidades sobrepostas, proporcionando uma variedade de pontos de vista, os olhos percorrem as imagens, mas não param em um determinado ponto.