top of page

sobrelivros na Feira Plana 2013 - MIS

A Feira Plana aconteceu no MIS no dia 10 de março de 2013, e a sobrelivros (Rafaela Jemmene e Bruno Mendonça) participou.


A sobrelivros é uma plataforma artística e de pesquisa localizada na cidade de São Paulo que tem como objetivo expor, produzir, fomentar e realizar ações em torno do suporte/conceito da arte gráfica e impressa, seja por meio de publicações, impressos, brochuras, livros e outros meios. Formada pelos artistas, Bruno Mendonça e Rafaela Jemmene, a sobrelivros atua principalmente com projetos colaborativos que se desdobram para diversas mídias e materialidades, porém sempre objetivando a arte gráfica e impressa como assunto inerente.

O Acervo Móvel é um projeto itinerante que se configura como um acervo de publicações, livros de artista, múltiplos e objetos de pesquisa em torno da questão da arte impressa, experimentação gráfica e do livro enquanto suporte na arte contemporânea. Mesmo se propondo em ser viajante o Acervo Móvel ficará ancorado no espaço da Casa Contemporânea em São Paulo. O Acervo Móvel pretende assim ser um meio de pesquisa, leitura, colaborações por meio de doações e difusão. Artistas participantes – Feira Plana: Maaike Gouwenberg e Joris Lindhout, Mayra Redin, Projeto Políptico (Aline van Langendonck, Arthur Bueno, Bruno Mendonça, Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos), Charivari, Monica Tinoco, Chris Martin, Edith Derdyk, Manipresto Ampliado, Jef Geys, Denise Alves-Rodrigues, Revista DOR, Ana Estaregui, 12 Portáteis (Aloysio Pavan, Daniel Caballero, Giba Gomes, Jardineiro, Letícia Rita, Lucimar Bello, Márcia Rosolia, Marlene Stamm, Monica Tinoco, Newman Schutze, Ricardo Scheibel, Rosilene Fontes), Will Holder e Mike Sperlinger, Roma Publication, Veridiana Zurita e Pieterjan Ginckels.
COMBO têm como objetivo comercializar trabalhos impressos, múltiplos e experimentações gráficas dos integrantes da sobrelivros, explorando as pesquisas e as poéticas desenvolvidas por cada artista. O objetivo deste projeto é de democratizar a arte contemporânea através de preços e formas de produção acessíveis. COMBO é pensada como uma edição aberta. A ideia deste trabalho é ampliar o conceito de múltiplo.
O Projeto Hipertexto desenvolvido pela sobrelivros se realiza na forma de uma ação artística. O conceito de hipertexto no caso remete ao termo criado por Ted Nelson nos anos 60 que teve como influência o conceito de “link” desenvolvido por Roland Barthes em seu livro S/Z através da etimologia “lexia” que seria a ligação de textos com outros textos. O hipertexto então no caso é na verdade uma rede na qual se agregam conjuntos de informação na forma de blocos, textos, palavras, imagens, entre outros. Os trabalhos produzidos para cada ação/edição se desdobram de práticas de experimentação gráfica desenvolvidas por cada integrante da plataforma que se materializam através de processos simples de produção como carimbos, xerografia, serigrafia, lambe-lambe, adesivos, cartões postais, stickers, dentre outros suportes.





bottom of page