Semana da Feira Miolo(s) terá mais de 185 horas de programação cultural gratuita e online



Inédito festival de lançamentos Giro Miolo(s) apresentará 38 trailers de editoras independentes


A oitava edição da Miolo(s), feira de publicações independentes que acontece com apoio da Biblioteca Mário de Andrade desde sua estreia, terá mais de 185 horas de programação gratuita e online entre os dias 1º e 7 de novembro.


Nesta edição híbrida, com atividades presenciais e online, 125 editoras participam do evento. A programação completa está no site da Miolo(s), www.feiramiolos.com.br.


Homenagem

A abertura, na segunda 1º de novembro, começa com uma mostra do artista gráfico Flavio Oliveiras (FLOS), homenageado desta edição. A exposição "Carrego nas mãos o meu saber" fica em cartaz até o dia 10 de dezembro na Biblioteca Mário de Andrade.


A curadoria é de Cibele Bonfim, arquiteta-artista, que era companheira de Flavio e sua parceira no Ateliê de Ofícios. Na mostra serão exibidas serigrafias, publicações, fotografias, matrizes de impressão, entre outros trabalhos. Também fará parte da mostra uma videoprojeção com imagens do ateliê do artista, em Salvador, e um documentário.


O filme, inédito, é da Apus Produtora de Conteúdo. A obra enfoca as diferentes facetas do artista baiano, como sua pesquisa nos ofícios gráficos, o resgate de fazeres manuais e tipográficos, a edição, a produção de feiras, o trabalho serígrafo e ainda o legado que deixou no bairro do Santo Antônio, no Centro Histórico de Salvador, onde Flavio nasceu e morou toda sua vida. O longa também estará disponível no YouTube. Um teaser do documentário pode ser visto neste link.


Flavão ou Flos, como era conhecido, nasceu em 1982 e morreu neste ano, vítima da Covid-19.


Na abertura, haverá também uma conversa no auditório com Cibele Bonfim, Daniel Barbosa (Caderno Listrado), Cecilia Arbolave e João Varella (Lote 42, editora que produz a Miolo(s)). Haverá transmissão simultânea no canal de YouTube da biblioteca e no site do evento.


Esquenta Miolo(s)

Entre os dias 2 e 5 de novembro acontece o Esquenta Miolo(s), com mais de 50 atividades. A programação foi montada junto com os participantes, que farão conversas, impressões ao vivo, video-performances e oficinas virtuais.


Um dos destaques é o lançamento de Sobre Helen, uma bioficção baseada na história de amor entre Helen Edington e Manoel Andrade, que viveram em Valença (Bahia), no final do século 19 e começo do século 20. A partir de memórias remotas, Arlete Soares inventa o diário da avó inglesa. Com impressão serigráfica e tipográfica e encadernação manual, o livro foi o último editado por Flos e o primeiro a ser lançado pela Ateliê de Ofícios, sua editora. O lançamento contará com a participação de Arlete Soares, Cibele Bonfim e Cecilia Arbolave no dia 2 de novembro às 19h, no Facebook da Feira Miolo(s).


Também entre os dias 2 e 5 estreia o ciclo Fala Miolo(s). As conversas foram gravadas em diferentes espaços da Biblioteca Mário de Andrade sobre temas como livro de artista, anarquismo, gravura, afrofuturismo e design. As falas estreiam entre 2 e 5 de novembro, com dois episódios diários, às 16h e 17h, no canal de YouTube da Biblioteca Mário de Andrade e no site.


Feira online

Das 12h às 19h, nos dias 6 e 7 de novembro, 125 editoras, coletivos e artistas de 18 estados brasileiros apresentarão seus trabalhos e novidades editoriais por meio de transmissões ao vivo no Instagram. A cada hora, um novo grupo de participantes entra no ar, cada um no seu respectivo perfil.


A página oficial expõe a lista completa, com horários e divisão temática dos participantes.


No sábado, 6 de novembro, às 19h, ocorre o Giro Miolo(s), um inédito festival de trailers e novidades dos participantes. O programa será transmitido ao vivo, direto da Biblioteca Mário de Andrade, no YouTube.


A Miolo(s) acontece anualmente desde 2014. Pela segunda vez consecutiva se dará principalmente em ambiente online em razão da Covid-19. A Miolo(s) foi criada pela ed