top of page

LANÇAMENTO JORNAL DE BORDA N.6 - março de 2019


O Lançamento do Jornal - 06 de março de 2019, na Casa do Povo.


Jornal de Borda é uma publicação de arte, extensão da pesquisa e da prática da artista Fernanda Grigolin que teve início em 2015. O projeto foi se transformando ao longo dos anos e desde a edição 04 ele traz fragmentos da pesquisa da idealizadora. O projeto gráfico do Borda são: de Lila Botter (edições um ao seis) e Karina Francis Urban (edição sete). Os números futuros estão divididos assim:  oito e nove serão realizados em 2020 e a edição dez será pensada com uma embalagem que envolverá todos os números.

O formato do Jornal Borda mudou para 43 x28, crescendo na altura. Isso porque dois jornais editados por mulheres anarquistas nos anos 1920 dão o ritmo da edição e resolvemos adaptar o Jornal de Borda às publicações. Borda trouxe uma edição fac-símile de O Nosso Jornal (1923) e a edição três de Nuestra Tribuna (1922), algo próximo ao que fizemos na quarta edição, quando trouxemos o fac-símile de A Plebe. Na ocasião tivemos a participação do Arquivo Edgard Leuenroth e da historiadora Christina Lopreato. Desta vez, tivemos três pesquisadoras de anarquismo como parceiras da proposta: Laura Cordero, integrante do Cedinci/Argentina e especialista em Nuestra Tribuna; Lucia Parra, integrante do Centro de Cultura Social e com textos e livro sobre o movimento anarquista do início do século XX; e, por fim, Samanta Colhado Mendes, que investiga as mulheres anarquistas na Primeira República e nos apresentou Nosso Jornal.

O Nosso Jornal foi restaurado pelo Arquivo Edgard Leuenroth (AEL – IFCH/Unicamp) e Nuestra Tribuna foi pesquisado no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI – Universidad Nacional de San Martín), porém tivemos a felicidade de descobrir que Arquivo Edgard Leuenroth (AEL – IFCH/Unicamp) é o único arquivo a ter uma cópia física de um dos números do periódico e por isso optamos por trazer o número 03 na íntegra.


Jornal de Borda _ISSN 2359-3954 _ N.6, março de 2019


Concepção e edição: Fernanda Grigolin

Projeto gráfico e arte: Lila Botter

Equipe editorial: Ieda Lebensztayn (revisão), Omar Porto (conselho), Karina Francis Urban (tratamento e adequação de fac-símiles), Valeria Mata (conselho e revisão espanhol)

Participam: Abraham Avila, Adriana Caló, Ana Gagliardo, Andrea D’Amato, Andrea Mendes, Angela Roberti, Beatriz Lemos com Cecília Floresta, Bia Varanis, Bruna Kury, Elena Schembri, Flor Pastorella, Fran Favero, Ingrid Hernández, Ingrid Ladeira, Invasorix, Ivanna Margarucci, Laura Fernández Cordero, Lívia Auler, Lucia Parra, Nayeli Morqueto Estrada, Nathanael Araújo, Paula Monterrey com Marlen Chow Cruz, Pepe Rojo, Priscila Costa Oliveira com Cyntia Werner, Rafaela Jemmene, Raquel Stolf, Samanta Colhado Mendes, Thiago Lemos, Valeria Mata

Convidada especial: Edith Derdyk, com Índices.


bottom of page