top of page

IV SIMPÓSIO SP ESTAMPA



Participo do IV Simpósio SP Estampa no dia 16 de maio de 2015, 14h-15h, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo


Palestra - Diálogos entre meios: publicação de artista, escultura e espaço. 


http://www.belasartes.br/site/acontece/noticias?n=1705


Programação Simpósio:

IV Simpósio SP ESTAMPA 2015 Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Endereço: Rua José Antonio Coelho, 879, sala 112, Vila Mariana. Data: 16 de maio de 2015, Sábado. Horário: 10h – 16h Evento gratuito e aberto ao público. Telefone: 11 5576-5773

10h-11h Palestra - O livro de artista como exposição portátil Palestrante: Constança Maria Lima de Almeida Lucas Artista, poeta e professora de artes visuais. Mestre e Doutora em Artes pela ECA/Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participa do GPPM/Grupo de Pesquisa Poética da Multiplicidade: produção de imagens com processos criativos em vídeo digital da ECA/USP (Universidade de São Paulo). Resumo: O livro de artista como obra de arte, pleno de expressão poética e política, carrega em si formas de resistência cultural e resgata conhecimentos sobre publicações artísticas ao longo dos séculos. 11h-12h Palestra – Livros e zines: publicações artísticas independentes em feiras e bancas. Palestrante: Beatriz Bittencourt Artista, produtora e editora artística de vídeo. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com especialização Latu sensu em Audiovisual pela ECA/USP. Idealizadora da “Feira Plana”, participa de feiras de livro internacionais representando editoras independentes do Brasil, como a “New York Art Book Fair” no MoMA Ps1, Libros Mutantes na “La Casa Encendida” em Madrid, Espanha. Atualmente é editora de vídeo na TV Folha e trabalha em documentários, como o longa “Junho”. Resumo: Um breve panorama sobre publicações independentes e seu ciclo de vida, da idealização do livro ao mercado e distribuição analisando a autonomia do artista e histórias de zines já publicados.

12h-13h Palestra Projeto Circular : experiências artísticas colaborativas na Universidade Feevale NH/RS Palestrante: Alexandra Eckert Artista, doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, Licenciada em Educação Artística, Bacharel em Cerâmica e Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais e Design da Universidade Feevale NH/RS. Resumo: Apresentação das experiências colaborativas em serigrafia do Projeto Circular no espaço da universidade. 13h-14h intervalo 14h-15h Palestra - Diálogos entre meios: publicação de artista, escultura e espaço.


Palestrante: Rafaela Jemmene Artista, Mestre e Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp/Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Fez parte do grupo de pesquisa em arte contemporânea “Issotudoégrupo” (2008 a 2011). Uma das idealizadoras e organizadoras da plataforma de arte contemporânea “Sobrelivros”. Participa dos Grupos de Pesquisa: “Arte e Cidade e Pesquisas” e “Projetos Gráficos: entre livros de artista, gravuras e memórias”, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Resumo: A relação entre as experiências que ocorrem em um determinado lugar e em um determinado período, com a produção de publicação de artista, usando para isso fotografias, impressões digitais, desenhos e outras linguagens que possibilitam a reprodução da imagem.

15h-16h Palestra - Diálogos entre meios: gravura e videoperformance. Palestrante: Katia Salvany Artista, Mestra e Doutora em Artes pela ECA/Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professora do curso de Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Participa do GPPM/Grupo de Pesquisa Poética da Multiplicidade: produção de imagens com processos criativos em vídeo digital da ECA/USP (Universidade de São Paulo). Resumo: Apresentação das investigações artísticas em gravura e videoperformance realizadas durante intercâmbio no RCA/Royal College of Art (Londres), com o apoio de bolsa de pesquisa da CAPES.

bottom of page