top of page

CONVITE EXPOSIÇÃO ENTREATOS II


ENTREATOS: Demolição, quebra, surgimento de novos espaços; é este o terreno fértil no qual , artistas poderão criar utilizando novas mídias e/ou abordagens: teatro, performances, sites specifics, música, vídeos. Terá 4 etapas: duas em agosto (ENTREATOS I e II), uma em setembro (ENTREATOS III) e uma em outubro (ENTREATOS IV).

ENTREATOS II, artistas: Rafaela Jemmene, Amilton Santos, Anne Cartault, Bete Pagani e Felipe Bittencourt.



Rafaela Jemmene, Sem título, site-specific, Tinta PVA e caneta sobre parede.


A Casa Contemporânea dá prosseguimento aos eventos de abertura do espaço com Entreatos II. Para esta versão temos cinco artistas que fizeram propostas de interação. Duas optaram por intervenções mínimas e delicadas no térreo; o detalhe interessante é que suas propostas surgiram em separado para uma mesma área. Bete Pagani comparece com uma pintura instalada no antigo lavabo da residência. Através de sua poética, que lida com signos repetidos de maneira serial, retrabalha de forma inversa o excesso de imagens repetidas, executando um simulacro alterado em escala e forma. Anne Cartault utiliza-se de dois condutores de águas pluviais embalados, alterando sua relação espacial, pelo invólucro, uma pele que passam a possuir. Complementa seu trabalho uma instalação sonora com o registro de pássaros de sua região natal, a França. Este trabalho permanecerá exposto, sujeito à ação do tempo, para um desdobramento na Entreatos IV. Outros dois artistas optaram por performances que acontecem no piso superior onde também há um site specific. Felipe Bittencourt realiza “Geometria sobre o conforto”. Promovendo impacto do próprio corpo contra o chão de madeira, trabalha o limite físico através da auto-agressão, até sua exaustão. Rafaela Jemmene executa um site specific dando continuidade as suas pesquisas sobre o desenho, a espacialidade e o questionamento bidimensional x tridimensional. Seus desenhos vão para as paredes, para o lugar do real, como representação de outros espaços num evidente jogo metalinguístico de inegável beleza plástica em meio ao caos. Amilton Santos realiza sua performance nessa mesma sala. Interage com o espaço deconstruindo-o e, consequentemente, criando uma nova ambiência, mas principalmente, tecendo um comentário sobre a apropriação, pela arte contemporânea, de atos que não fariam parte do que usualmente chamamos “arte”.

Curadoria: issotudoégrupo (Gilda Morassutti, Marcelo Salles, Marcia Gadioli e Rafaela Jemmene)

ENTREATOS II, durará um final de semana (29 e 30 de agosto), será na Casa Contemporânea, R. Capitão Macedo, 370 - V. Mariana - São Paulo (SP).

bottom of page