top of page

sobrelivros no Programa Exposições 2012 do MARP

A sobrelivros, formada pelos artistas visuais Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Roberto Fabra, é uma plataforma artística e de pesquisa localizada na cidade de São Paulo que tem como objetivo expor, produzir, fomentar e realizar ações em torno do suporte/conceito da arte gráfica e impressa, seja por meio de publicações, impressos, brochuras, livros e outros suportes. Formado pelos artistas, Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Roberto Fabra atua principalmente com projetos colaborativos que se desdobram para diversas mídias e materialidades, porém sempre objetivando a arte gráfica e impressa como assunto inerente.

A sobrelivros foi selecionada para o Programa de Exposições 2012 do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Convenções Ribeirão Preto e Casa da Cultura de Ribeirão Preto, com o Projeto Hipertexto - edição MARP.

Comissão de Seleção: Nilton Campos, Ricardo Resende e Paulo Miyada.

Selecionados: Alan Fontes / Belo Horizonte-MG Alice Ricci / São Paulo-SP Carolina Martinez / Rio de Janeiro-RJ Gabriela K. Sacchetto / São Paulo-SP Lahir Ramos / Curitiba-PR Leandro Pereira / Rio de Janeiro-RJ Lívia Paola Gorresio / Santana do Parnaiba-SP Lucas Costa / Hortolândia-SP Rodrigo Cass / São Paulo-SP Rodrigo Freitas / Patrocínio Paulista-SP Simone Fonseca / Osasco-SP sobrelivros - (Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Roberto Fabra) / São Paulo-SP Ubirajara Júnior / Ribeirão Preto-SP Vera Parente / São Paulo-SP Viviane Vallares / São Paulo-SP


sobrelivos, Hipertexto, carimbo e papel, projeto interativo, 2012.

Hipertexto O Projeto Hipertexto desenvolvido pela sobrelivros se realiza na forma de uma ação artística. A ideia desse projeto é de se discutir a questão do “múltiplo” dentro do campo da arte contemporânea e trabalhar com propostas de circulação, difusão e democratização. O conceito de hipertexto no caso remete ao termo criado por Ted Nelson nos anos 60 que teve como influência o conceito de “link” desenvolvido por Roland Barthes em seu livro S/Z através da etimologia “lexia” que seria a ligação de textos com outros textos. O hipertexto então no caso é na verdade uma rede na qual se agregam conjuntos de informação na forma de blocos, textos, palavras, imagens, entre outros. A questão com o suporte também é importante pois temos como objetivo a ideia de resgatar uma ferramenta (o carimbo) muito utilizada nas práticas artísticas latino-americanas dos anos 60 e 70, de movimentos da contracultura, como a arte postal por exemplo. Além disso, os trabalhos produzidos para cada ação se desdobram de práticas de experimentação gráfica desenvolvidas por cada integrante da plataforma materializam-se através de processos simples de produção como carimbos, xerografia, serigrafia, lambe-lambe, adesivos, cartões postais, stickers, dentre outros suportes.


Conversa com os artistas selecionados pelo Programa de Exposições do MARP 2012.


O Programa Exposições é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, por meio da Coordenadoria de Artes Visuais e organizado pelo MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. O Programa Exposições seleciona projetos, em âmbito nacional, para complementar o calendário anual de exposições do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, MARP – Unidade Centro de Convenções Ribeirão Preto e Casa da Cultura de Ribeirão Preto.


Abetura: 23 de março de 2012 às 20h30 Conversa com artistas: 24 de março às10h Exposição: 24 de março a 22 de abril de 2012.

09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas, de terça a sexta-feira .

bottom of page