I Prêmio Fotografia-Ciência & Arte divulga lista dos vencedores


Rafaela Jemmene. Sem título, fotografia e desenho digital, impressão digital, 77 x 60 cm, 2011 I. 2º Lugar na CATEGORIA 6: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA OU IMAGEM CONCEITUAL: 3D, MODELOS ABSTRATOS, MAQUETE, IMAGEM COMPUTACIONAL, MONTAGENS, IMAGENS COMPOSTAS, INFOGRÁFICOS.


I Prêmio Fotografia-Ciência & Arte divulga lista dos vencedores

Lançado no dia 27 de abril de 2011, o prêmio foi concebido como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e científica brasileira. O I Prêmio Fotografia Ciência & Arte tem como principais objetivos promover a inovação e a ampla divulgação da ciência e da tecnologia no país, oferecer uma nova modalidade de divulgação científica, oferecer um produto inédito para a popularização da Ciência no Brasil, além de promover um panorama da ciência nacional por meio das imagens e montar uma base sólida de imagens científicas a partir dos 60 anos do CNPq. No dia 21 de setembro de 2011 reuniu-se na sede do CNPq a Comissão Julgadora para a escolha dos ganhadores da primeira edição do prêmio. A abertura contou com a presença do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e da Coordenadora Geral de Cooperação Nacional, Ana Lucia Delgado Assad, Nesta primeira edição do Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte foram inscritos 1.196 trabalhos, destes, 581 foram pré-selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) para concorrerem na etapa final. As premiações variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil, além de passagem aérea e hospedagem para o primeiro colocado de cada categoria expor suas fotografias e receber a premiação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que se realiza de 17 a 23 de outubro próximo, em Brasília. A comissão julgadora avaliou originalidade e ineditismo, inovação e impacto visual, contexto da pesquisa, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação cientifica e tecnológica e também a qualidade estética. A comissão julgadora foi composta pelos seguintes membros: Hélio Custódio Fervenza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da comissão; Martha de Mello Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF); Maria Beatriz de Medeiros e Tânia Regina Fraga da Silva, Universidade de Brasília (UnB); Ourivaldo Barbosa do Valle, Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) e George Racz, Associação Brasileira de Arte Fotográfica.


Confira os trabalhos premiados: CATEGORIA 1: AMBIENTE EXTERNO E PAISAGEM HUMANA: RETRATOS, AGLOMERADO DE PESSOAS, CIDADES, ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS MECÂNICAS DE GRANDE PORTE (EXTERNA) E FENÔMENOS SOCIAIS. 1º Lugar: Bruno Defane Borges - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Título da imagem: ‘Influência da distribuição espacial e atributos de atratividade de áreas verdes sobre visitação das populações urbanas de Rio Claro, SP'.

CATEGORIA 2: AMBIENTE EXTERNO E PAISAGEM NATURAL: ANIMAIS, PLANTAS, FOTOMACROGRAFIA 1º Lugar: Cassius Vinicius Stevani - Universidade de São Paulo (USP). Título da imagem: ‘Bioluminiscência de fungos: prospecção e ensaios toxicológicos'. 2º Lugar: João Luís de Fraga Carraro - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Título da imagem: ‘Esponjas marinhas do Sul do Brasil: Comportamento e Distribuição, Santa Catarina, Brasil.' 3º Lugar: Ricardo Lopes de Melo Título da imagem: ‘Fungos Entomopatogênicos' - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). CATEGORIA


3: AMBIENTE INTERNO E ESTÚDIO: EQUIPAMENTOS, ITENS TECNOLÓGICOS, LABORATÓRIO, STUDIO, SALAS, INSTALAÇÕES INTERNAS. 1º Lugar: Fernando da Silva Carvalho Filho - Universidade Federal do Pará (UFPA). Título da imagem: ‘Vida Entomólogo'. 2º Lugar: Aléssio Datovo da Silva - Universidade de São Paulo (USP).

CATEGORIA 4: “MICRO: LUPAS, MICROSCÓPIO, MICROSCÓPIO ELETRÔNICO – FOTOMICROGRAFIA”. 1º Lugar: Wilson Aires Ortiz - Universidade Federal de São Carlos – UFScar. Título da imagem: ‘Visualizando campo magnético em supercondutores'. 2º Lugar: Camila Moura dos Santos - Instituto Florestal do Estado de São Paulo – IF Título da imagem: ‘Grânulos de amido'. 3º Lugar: Bruno Cossermelli Vellutini da Universidade de São Paulo (USP)

CATEGORIA 6: ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA OU IMAGEM CONCEITUAL: 3D, MODELOS ABSTRATOS, MAQUETE, IMAGEM COMPUTACIONAL, MONTAGENS, IMAGENS COMPOSTAS, INFOGRÁFICOS. 1º Lugar: Fábio José Martins de Lima - Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Título da imagem: ‘Urbanismo em Minas Gerais: Olhares de engenheiros, arquitetos, geógrafos e outros planejadores. Repercussões sobre a formação das cidades(1960-1996)'. 2º Lugar: Rafaela de Moura Jemene - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Título da imagem: ‘Espaço diminuto: o espaço como potência' Rafaela Jemmene. 3º Lugar: Airton Cattani - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).