EXPOSIÇÃO SOBRE LIVROS



A conceituação de livro de artista é ainda bastante nebulosa, por ser analisada sob diversos pontos de vista e misturar-se com outras áreas, sendo difícil encontrar seus contornos ou limites.

Sobre Livros … é uma coletiva com artistas convidados a pensar como seu trabalho dialoga com o livro. Muitos deles não trabalham diretamente com esta questão e tiveram de refletir e solucionar seus trabalhos a partir dela.

A exposição não tem como objetivo sanar questões relacionadas ao tema, mas sim propor questionamentos e diálogos, na tentativa de ampliar a discussão sobre o assunto.

A pesquisa se desdobrará em diversos acontecimentos paralelos entre oficinas, encontros com artistas convidados e conversas com os artistas da exposição.

Artistas: Adriana Affortunati, Célia Saito, Fábio Padilha, Fabíola Notari, Felipe Bittencourt, Felippe Moraes, Fernanda Alexandre, Gilda Morassutti, Gustavo Ferro, Rafaela Jemmene, Renata Cruz, Renato Pera e Silvia Maria.


Curadoria e Organização da exposição: Rafaela Jemmene e Adriana Affortunati


Conversa com Artistas -

PROGRAMAÇÃO

06 de agosto de 2010 (sexta- feira), 19h: Adriana Afortunatti, Rafaela Jemmene e Renato Pêra

13 de agosto de 2010 (sexta-feira) 19h: Felippe Moraes e Renata Cruz / Mediação: Adriana Afortunatti e Rafaela Jemmene

14 de agosto de 2010 (sábado) 15h: Conversa no Ateliê do Artista Gustavo Ferro – Rua Major Maragliano, 61 / Casa 7

27 de agosto de 2010 (sexta-feira) 19h: Felipe Bittencourt, Fabio Padilha e Silvia M

28 de agosto de 2010 (sábado) 15h às 17h: “Que roupa de couro nada, meu fetiche é por livro”, com Fabio Morais

03 de setembro de 2010 (sexta-feira) 19h: Fabíola Notari e Ulysses Bôscolo

11 de setembro de 2010 (sábado), 15h às 17h: “O Livro de artista como partitura coreográfica”, com Edith Derdyk

17 de setembro de 2010 (sexta-feira) 19h: Coletivo G4 – Célia Saito, Day Mari e Sinval Garcia / Mediação: Adriana Afortunatti e Rafaela Jemmene



A Biblioteca


A exposição Sobre Livros... contará com um espaço chamado Biblioteca, que surgiu da própria vocação do livro, que é ser manuseado e estabelecer um contato direto com seu leitor. E por meio deste projeto, constatamos que este contato direto com o leitor, também está presente no desejo do artista que cria sua obra, já que muitos generosamente se dispuseram a oferecê-la para apreciação direta que envolve riscos à obra. Agradecemos a presença de todos estes artistas que nos ajudaram a criar este espaço de encontros e trocas: Adriana Affortunati, Adriana da Conceição, Ana Nitzan, Bruno Mendonça, Celia Saito, Danielle Noronha, Evandro Prado, Fabíola Notari, Felipe Bittencourt, Flora Assumpção, G 4 (Celia Saito, Day Mari e Sinval Garcia), Gabriela Brioschi, Giba Gomes, Maria Luisa Editore, Maurício Parra, Miriam de Los Angeles, Pedro Capeletti, Rafaela Jemmene, Renata Solci, Roberto Fabra, Rosilene Fontes, Yara Dewachter.

Organização: Adriana Affortunati, Rafaela Jemmene e Renata Cruz.