Entre ser um e ser mil - Lançamento do livro

entre ser um e ser mil

o objeto livro e suas poéticas


A Editora Senac São Paulo lança, em 6 de abril, durante a SP-Arte/2013, entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas, organizado pela artista plástica, ilustradora, educadora e escritora Edith Derdyk. A publicação reúne 12 ensaios produzidos por teóricos, designers, curadores, críticos, editores, artistas que vivem e convivem com livros de forma diversa. A obra também traz sete escrituras visuais - duplas assinadas por artistas, que também pensam no livro como objeto poético. Como ensaístas, assinam a obra: Paulo Silveira, Adolfo Montejo Navas, Amir Brito Cadôr, Ana Luiza Fonseca, Elaine Ramos, Fabio Morais, Martha Hellion Sarah Bodman, Odilon Moraes, Galciani Neves, Regina Melim, Rafaela Jemmene. Já as duplas são de autoria de Guto Lacaz, Lucia M. Loeb, Marilá Dardot, Paulo Bruscky, Raquel Stolf, Daniel Escobar e Elida Tessler. No evento de lançamento, os autores brasileiros estarão presentes para uma mesa de conversa (14h), entre eles Paulo Silveira, Amir Brito, Regina Melin, Fabio Morais, Martha Hellion (México), seguida por sessão de autógrafos (15h30). O livro entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas promove o diálogo entre as artes plásticas, a literatura, o design gráfico, proporcionando novas descobertas e interpretações sobre o que é o ‘livro de artista’, que variam de acordo com a experiência e o olhar de cada um. Para Edith Derdyk, o leitor é levado “a uma reflexão sobre as possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético”. Por meio de discussões conceituais, experiências, impressões, análises, imagens e interpretações, os autores – artistas e pensadores - mostram como a criatividade, a inovação, a informação e a poesia podem encontrar-se em um único objeto. E dessa forma, o livro transforma-se em mil objetos, que podem ser observados, manuseados, vivenciados, aqui em busca de sua nova história. 


Sobre a organizadora:

Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e educadora. Tem realizado exposições desde 1981, no Brasil e no exterior. Contemplada com bolsas e prêmios Prêmio Funarte Arte Contemporânea (2012); The Banff Centre (Canadá, 2007); Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguro Fotografia (2004); The Rockefeller Foundation/Bellagio Center (Itália, 1999); Bolsa Vitae e APCA (2002). Edith é autora dos livros Formas de pensar  o desenho, O desenho da figura humana, Linha de costura e Linhas de horizonte. Organizou Disegno.Desenho.Designio, da Editora Senac São Paulo e também é autora/ilustradora de livros infantis.



Sobre a SP-Arte/2013

Mais importante feira de arte da América Latina, a SP-Arte/2013 reúne algumas das mais importantes galerias brasileiras e internacionais, distribuídas pelos três pavimentos do Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Numa área de 15 mil m², o visitante poderá conferir o que há de melhor em arte moderna e contemporânea pelo mundo. Esta será a 9ª edição do evento.

http://www.pipa.org.br/2013/04/sabado-dia-6-programacao-sp-arte/

Diário do Comércio de 19 de junho de 2013: http:

//issuu.com/diario_do_comercio/docs/190613/10


Serviço:

entre ser um e ser mil - o objeto livro e suas poéticas

Organizador: Edith Derdyk

Autores: Adolfo Montejo Navas, Amir Brito Cadôr, Ana Luiza Fonseca, Daniel Escobar, Elaine Ramos, Elida Tessler, Fabio Morais, Galciani Neves, Guto Lacaz, Lucia M. Loeb, Marilá Dardot, Martha Hellion, Odilon Moraes, Paulo Bruscky, Paulo Silveira, Rafaela Jemmene, Raquel Stolf, Regina Melim e Sarah Bodman

Editora: Editora Senac São Paulo

Número de páginas: 248

Preço: R$ 59,90

Lançamento: 6 de abril

Horário: 14 horas

Local: SP-Arte/2013 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Parque do Ibirapuera, Portão 3 - São Paulo, Brasil